segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O retorno


Após quase dois anos de sumiço decidi aparecer. Bem na época das festividades natalidades, onde todos estão a cantar jingle bells a torto e a direito.
Devo confessar que jamais tive fascino por essa data, com esse clima de confraternização forçada só porque é natal. francamente, na minha opinião devemos ser solidários com as pessoas todos os dias do ano, não apenas em um dia pré-determinado.
Eu não comemoro o natal, supostamente o natal celebra o nascimento de Cristo, mas isso não é verdade e a igreja católica sabia disso quando por volta do século IV, tiveram a ideia de "abafar" o paganismo, cristianizando com uma boa maquiagem as celebrações comuns aos povos pagãos. É no dia 25 de dezembro que tais festivais eram celebradas:
1- Saturnália
2 - Solstício de inverno, para adorar o deus sol.
3 - Sol invictus. Este festival de inverno era chamado à natividade do sol. A festa solar do natalis invicti (natividade do sol inconquistado).
Acho que a igreja católica daquela época adotou o velho ditado "Se não podem vencê-los, junte-se a eles." e fez parecer que todos estavam seguindo o que eles diziam.
É claro que natal hoje em dia é uma festa linda, com suas luzes e todos aqueles enfeites que em qualquer outra época do ano seriam ridículos, mas não muda minha opinião de que comemoramos o nascimento de cristo em uma data errada só porque a igreja católica quer que seja assim.
Mas essa é só a humilde opinião de uma blogueira solitária. 
É isso, acabei falando sobre o natal ao invés do meu regresso, Cai na real!